Cineinsite

FILME

Criticas

O Imigrante Russo

Titulo Original: Nemez

O Imigrante Russo é um thriller desalentado sobre arte e identidade

Adalberto Meireles | Jornalista

Nemez é o título original do filme O Imigrante Russo. É também como o mafioso Georgij (Alex Brendermühl) chama o jovem Dima (Mark Filatov), nascido na Rússia, filho de pai russo e mãe alemã.

Ele mesmo um egresso da Geórgia, uma das ex-repúblicas soviéticas, fala de forma jocosa Nemez, que é igual a dizer O Alemão, como que para ressaltar a condição de inferioridade do rapaz, que está em Berlim e não quer voltar para a Sibéria, sua região de origem.

Dima acaba de sair da prisão, depois de cumprir pena por arrombar o apartamento de um colecionador de moedas, sob o comando de Georgij. A moeda sumiu. Ele a escondeu e não dedurou o companheiro de crime, também um colecionador, que o aguarda em liberdade com mil e uma ameaças na tentativa de rever o bem tão precioso.

O rapaz não quer mais conta com o mafioso, mas terá que se esquivar dele até o fim, enquanto tenta recuperar a dignidade perdida ao conhecer a estudante de artes Nadja (Emilia Shüle), filha de um bem-sucedido negociante que quer vê-lo o mais distante possível.

O Imigrante Russo é o primeiro longa para o cinema do alemão Stanislav Güntner, para o qual se desloca a atenção pelo que tem de centrado na condução da narrativa e na direção de atores.

Mas está longe do memorável O Amigo Americano (1977), de Wim Wenders, filme em que se inspira vagamente para compor um desalentado thriller existencial sobre arte e identidade.