Cineinsite

FILME

Criticas

O Quinto Poder

Titulo Original: The Fifth Estate

A história rejeitada de Julian Assange e do WikiLeaks

Adalberto Meireles

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um filme ainda a conferir: O Quinto Poder, dirigido por Bill Condon, que custou US$ 28 milhões, foi um fracasso de crítica e de público nos EUA e nem teve lançamento comercial no Brasil. Conta a história da fundação do famoso website WikiLeaks por Julian Assange, interpretado por Benedict Cumberbatch, com o amigo Daniel Domscheit-Berg (Daniel Brühl), que se desentenderam depois.

O longa teve roteiro baseado nos livros Os Bastidores do WikiLeaks, de Domscheit-Berg, e WikiLeaks: A Guerra de Julian Assange Contra os Segredos de Estado, dos jornalistas ingleses David Leugh e Luke Harding, já publicados no Brasil. Ao estrear nos EUA, em outubro de 2013, arrecadou pouco mais de US$ 1,5 milhões de dólares no primeiro fim de semana. As críticas foram extremamente negativas, desde quando o filme foi apresentado em primeira mão na abertura do Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro do mesmo ano.

Responsável por vazar arquivos de governos e empresas, o WikiLeaks publicou roteiro do filme antes da estreia e se manifestou publicamente contra a produção. Alegou que o relato não condiz com a realidade da divulgação pelo website, em 2010, dos arquivos confidenciais do governo americano. Na semana da estreia, o site liberou o documentário Mediastan para exibição gratuita pela internet, com a versão que credita como oficial. Há três anos Assange mora na Embaixada do Equador em Londres, à espera de asilo. Parece uma história sem fim.