Cineinsite

FILME

Criticas

Jumanji: Próxima Fase

Titulo Original: Jumanji: The Next Level

Com nomes da comédia no elenco, Jumanji: Próxima fase brilha menos que anterior

Bianca Carneiro

Foto: Quarteto volta à ação em sequência do filme de 2017 | Foto: Divulgação
Foto: Quarteto volta à ação em sequência do filme de 2017 | Foto: Divulgação

Quando Jumanji: Bem-vindo à selva foi anunciado, em 2017, fãs e crítica custaram a acreditar que a produção de Jake Kasdan pudesse entregar uma boa história digna do clássico de 1996. Felizmente, o longa estrelado por The Rock e Jack Black surpreendeu positivamente trazendo uma narrativa divertida e inovadora para a mitologia do jogo mais perigoso dos cinemas.

No entanto, o mesmo não se pode dizer da sequência Jumanji: Próxima fase que estreia nesta quinta-feira, 16. Buscando repetir o sucesso do seu antecessor, o filme volta a investir no quarteto de jovens formado por Spencer (Alex Wolff), Bethany (Madison Iseman), Martha (Morgan Turner) e Fridge (Ser'Darius Blain). Desta vez porém, para resgatar um deles do videogame, o grupo acaba recebendo o reforço do avô de Spencer, Eddie (Danny DeVito) e seu velho amigo Milo (Danny Glover).

Do primeiro para o segundo pouca coisa muda. Nos deparamos novamente com os avatares Smolder Bravestone (Dwayne Johnson), Franklin "Mouse" Finbar (Kevin Hart), Shelly Oberon (Jack Black) e Ruby Roundhouse (Karen Gillan), além dos inúmeros perigos nas intrépidas paisagens de Jumanji. A maior diferença é que agora, com a adição da dupla de idosos, não são mais as mesmas pessoas que controlam os antigos personagens do videogame.

Com isso, há uma certa graça em ver como os personagens de Johnson e companhia precisam se moldar as diferentes personalidades dos jogadores que os ocupam. É nesse momento que o astro ganha ainda mais chances de mostrar o seu lado comédia. Embora (novamente) a história explore laços de amizades representados por Bravestone e Finbar, o avatar vivido por Karen Gillan também ganha certo destaque na liderança. Jack Black, no entanto, fica meio ofuscado em meio ao desenvolvimento dos amigos.

No decorrer da história, algumas reviravoltas surgem meio desnecessárias e a repetição de certos padrões corre o risco de cansar quem assiste. O roteiro não fornece um bom motivo para que a aventura comece e o final, parece trazer uma tentativa de se conectar com o primeiro Jumanji, ao mesmo tempo que busca inovar na nova trilogia. 

De qualquer modo, apesar dos defeitos, Jumanji ainda oferece boas piadas, além de momentos de tensão e muita aventura. Um dos seus maiores méritos é seu elenco diverso e competente, que por si só, é capaz de agradar toda a família. Nesta nova roupagem, a franquia tem tudo para se consolidar como uma das maiores aventuras do gênero.