Cineinsite

FILME

Criticas

Um Senhor Estagiário

Titulo Original: The Intern

De Niro esbanja carisma como aposentado que volta à ativa

Bruno Porciuncula

Para cada filme-bomba em que participa – vide Ajuste de Contas (2013) –, Robert De Niro nos brinda com uma atuação que nos faz lembrar como ele é um dos melhores atores do cinema.

Em Um Senhor Estagiário, o veterano empresta o carisma para Ben, um idoso viúvo de 70 anos que, cansado da rotina de aposentado, participa de um programa para estagiários “de idade” em um site que vende roupas apenas pela internet.

Para dar o exemplo, Jules (Anne Hathaway), a criadora do site, fica responsável por ele. A presença daquele senhor causa estranheza – e rende cenas divertidas – em uma empresa na qual a pessoa mais velha deveria ter 30 anos.

Elenco afinado

A diretora e roteirista Nancy Meyers é habilidosa em contar histórias sobre relações pessoais. São delas os bons Alguém tem que Ceder (2003) e O Amor Não Tira Férias (2006).

Sempre antenada, reflete em seus filmes, de forma leve, as angústias humanas em um mundo em constante mudança – e cobranças. Jules é uma workaholic e não consegue ser uma mãe presente, cabendo ao marido (o fraco Anders Holm) a missão de ser o “dono de casa”. Já Ben volta a experimentar a vida, se sentindo útil para a sociedade.

E soa divertido vermos o velho De Niro se olhando no espelho e tentando imitar um gesto que impressiona Jules, quase quarenta anos depois da icônica cena “Você está falando comigo?”, feita por ele mesmo em Taxi Driver (1976).

Um Senhor Estagiário é aquele tipo de filme que nos faz sair do cinema com um sorriso no rosto, lembrando que, apesar das dificuldades, é ótimo viver. E vida longa a De Niro.